Transtorno Depressivo Maior

O Transtorno Depressivo Maior é um transtorno de humor comum que é caracterizado por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança, desânimo e perda de interesse ou prazer nas atividades diárias. O DSM-V define o Transtorno Depressivo Maior como a presença de cinco ou mais dos seguintes sintomas durante o mesmo período de duas semanas, representando uma mudança em relação ao funcionamento anterior, sendo que pelo menos um dos sintomas é humor deprimido ou perda de interesse ou prazer:

1. Humor deprimido a maior parte do dia, quase todos os dias.
2. Diminuição acentuada do interesse ou prazer em quase todas as atividades diárias.
3. Perda ou ganho significativo de peso sem dieta, ou aumento ou diminuição significativo do apetite quase todos os dias.
4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias.
6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada quase todos os dias.
8. Diminuição da capacidade de pensar ou concentrar-se, ou indecisão, quase todos os dias.
9. Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida recorrente sem um plano específico, tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.

Os sintomas do Transtorno Depressivo Maior podem afetar a vida cotidiana da pessoa, interferindo na capacidade de trabalhar, estudar e se relacionar socialmente. O tratamento do Transtorno Depressivo Maior geralmente envolve uma combinação de terapia e medicação, incluindo antidepressivos. A terapia pode ajudar as pessoas a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento negativos que podem contribuir para a depressão. A medicação pode ajudar a equilibrar os produtos químicos no cérebro e reduzir os sintomas de depressão.

Se você acha que pode estar sofrendo de Transtorno Depressivo Maior, é importante procurar ajuda médica. Um profissional de saúde mental pode ajudar a diagnosticar e tratar seu problema de depressão, permitindo que você viva uma vida mais saudável e feliz.

Palavras-chave: Transtorno Depressivo Maior, sintomas de depressão, critérios diagnósticos do DSM-V, tratamento para depressão, terapia para depressão, medicação para depressão, ajuda médica para depressão.
conversar
Quer mais informações?
Olá! Quer informações sobre a consulta?